Cartão de Criador Nacional

Cartão de Criador Nacional

14/11/08

Exposição Ornitologica da Moita 2008



Terceiro Lugar Individual na Classe

Agata Opala Amarelo Mosaico


Primeiro Lugar por Equipas na Classe


Agata Opala Branco






Pela 1ª vez participei em exposições tendo como anfitriã a exposição do COS que a realizou como já vem sendo habito no pavilhao da Moita, onde participei com uma equipa de Agatas Opala Branco, onde obtive o 1º Lugar nesta categoria, e na Classe Agata Opla Amarelo Mosaico individual, o 3º lugar .

A MSG que deixo aos novos criadores e que participem pois so assim podemos saber o que estamos a criar, pois tanto custa criar bom como mau, no final os resultados serão de certeza mais valiosos.


ALGUMAS DICAS SOBRE O RELÓGIO BIOLÓGICO DOS CANÁRIOS
O acasalamento se dá entre os meses de Março e Julho e a reprodução inicia-se de 8 a 12 meses de idade. Você deve comprar um ninho de corda (desses que vendem nas lojas de aves) e deixar o casal junto ou somente ajudar, fornecendo fios de estopa e deixar que a fêmea, com a ajuda do macho, faça o resto.Assim que a fêmea puser os ovos, cuidado para não acender a luz no meio da noite no local onde estiver a gaiola. Para qualquer animal, luz acesa é sinónimo de dia e escuridão, de noite. A luz artificial pode fazer a fêmea pensar que já é dia (desregulando assim o seu relógio biológico natural) e abandonar os ovos, os quais podem até estragar. Ao fazê-lo por uma razão ou outra, observe depois se ela voltou para o ninho.A fêmea põe, em média, de quatro a cinco ovos. O período de incubação dura 13 dias. A fêmea começa a chocar a partir da postura do segundo ovo e continua a por, provavelmente, mais dois ovos. Se você deixar ela incubá-los naturalmente, nascerá o filhote do primeiro ovo, em seguida o do segundo e por último (dois dias após o primeiro) os do terceiro e quarto dias juntos.Neste caso, o que ocorre é que o primeiro estará muito maior que os dos últimos, ocasionando uma disputa desleal dos alimentos dados pelos pais. Assim, os dois menores, provavelmente, não terão chance de sobreviver.Uma boa dica é substituir o primeiro, segundo e terceiro ovos por réplicas de plástico (ovo indêz), recolocando-os no 4º dia, ao lado do quarto ovo posto. Esteja atento apenas para não assustar a fêmea na hora de retirar os ovos e, enquanto espera o 4º dia, deixe-os num recipiente com um pouco de semente (milho paisso, etc.) no fundo para não quebrarem. Nesta época de postura, é importante também colocar diariamente um recipiente com água, para a fêmea tomar banho. Isto ajuda a aumentar a humidade sobre os ovos, e o filhote romper a casca.Entre 18 e 20 dias, os filhotes saem do ninho, embora continuem alimentados pelos pais. Quando chegam aos 40 a 45 dias, já começam a comer sementes e devem ser separados dos pais.


( Texto retiradao do sait ; http://www.petbrazil.com.br/bicho/aves/6.htm)

Sem comentários: