Cartão de Criador Nacional

Cartão de Criador Nacional

15/05/09

Dicas como retirar quistos

ALGUMAS DICAS PARA TRATAR OS QUISTOS
Um problema frequente nos pássaros de pluma larga e que aparecem com facilidade os quistos de penas. Por tanto sim estes não são de qualidade, o melhor e não criar com eles, mas sim pelo contrario são bons exemplares, deveriam juntar-se com canários intensos. Faríamos portadores de mosaico e melhoraríamos a plumagem, com o que se evitaria o aparecimento dos referidos quistos.
A continuação vamos a explicar como se deve desenrolar uma operação para a eliminação dos quistos da pena. Temos feito o seguimento de uma operação realizada por Julio José Fernández Polledo aos Phaeo Branco Vermelho mosaicos, um com um quisto e outro com quistos múltiplos
Materiais Necessários
Bisturi - Pinças - Agua Oxigenada - Betadine - Pegamento (instantâneo)
O pegamento é necessário porque se produz uma hemorragia no canário, é preciso elimina-la em seguida aplicando umas gotas de loctite na ferida, já que se perder três gotas grandes de sangue, pode chegar a morrer sangrando.



Paços a seguir
Pelar a zona do quisto.


Cortar a pele de cima do quisto.
Para este devemos apanhar o bisturi e fazer um corte longitudinal sobre a pele que cobre o quisto. Em caso de que este seja muito grande; o corte se fará em forma de cruz.
Sacar o quisto
Pegamos as pinças e apartamos a pele e com muito cuidado vamos tirando o quisto até que conseguimos estripa-lo.



Temos que ir tirando devagar, devemos ajudar-nos dos dedos para retira-lo.
Curar a ferida
Uma vez extraído se lava a ferida com agua oxigenada e logo se aplica beta dine.
Comentários
Si em lugar de um quisto como em no primeiro canário são vários como no segundo, se vão tirando com as pinças pouco a pouco, procurando que as zonas estejam bem limpas. Sempre temos a mao Loctite por se sangrar muito.



Em este caso devemos actuar rapidamente colocando na ferida umas gotas de pegamento para cortar a hemorragia.
Ha casos em que o quisto está muito pegado, nestes casos e melhor cada dois


dias ir despegando um pouco e ir colocando betadine, até que consigamos extrai-lo totalmente. Sempre com muita paciência e sem pressas.
A ferida se secará, e em 20 ou 25 dias estará como se não tivesse passado nada.

Sem comentários: